top of page

High School no Reino Unido

Sob o comando da Rainha Elisabeth II e formado por quatro países – Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales –o Reino Unido é um Estado soberano insular.


O aluno que escolhe o Reino Unido como destino para o seu programa de High School, além de contar com instituições de ensino do mais renomado ensino tradicional, tem contato com uma das culturas mais ricas da história.

Na Inglaterra, o aluno encontra a incrível Londres como capital, na Escócia, lindas regiões de natureza e vida selvagem, no País de Gales lindos e numerosos castelos e na Irlanda do Norte, lindas paisagens naturais de encher os olhos.


A educação no Reino Unido é direcionada para criatividade, inovação, trabalho em equipe e liderança.

E a preparação do estudante para a vida profissional tem início ainda nas escolas, continua nos colleges e não é diferente na chegada à universidade. Durante todas estas etapas o aluno conta com orientação vocacional para sanar suas dúvidas, direcionar seus planos e realizar seus sonhos.

É também um destino de muitas opções de lazer fora da sala de aula: esportes como futebol, rugby, críquete, hóquei, montanhismo, shows, festivais e eventos: é diversão para todos os gostos.

Os alunos internacionais que estudam em escolas de ensino médio no Reino Unido têm a garantia de uma experiência única, repleta de oportunidades emocionantes e momentos inesquecíveis. Os tipos diferentes de programas de ensino médio permitem que estudantes de todo o mundo escolham sua experiência ideal - aquela que melhor se adapta a seus objetivos e orçamento. De cidades como Manchester, Brighton e Birmingham, que têm histórias e atrações mundialmente famosas, a cidades menores que oferecem aos alunos uma experiência mais local - estudar no Reino Unido tem muito a oferecer.


Para um programa com duração superior a seis meses você precisará de um visto de estudante, e para a solicitação do visto é necessária a apresentação do resultado do teste IELTIS.

O International English Language Testing System (IELTS) é o exame de proficiência em língua inglesa mais popular de todo o mundo, aceito em todos os países anglófonos como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, etc.

Mas claro, aluno FYI Intercâmbios conta com toda orientação para obtenção do seu visto.


Opções de programas disponíveis a brasileiros

São muitas opções disponíveis:

  • Escola particular com acomodação em casa de família;

  • Escola particular com acomodação na própria escola, as chamadas boarding schools;

  • Escola pública com acomodação em casa de família.

Quem pode se inscrever

Estudantes que quiserem passar um período ou um ano no Reino Unido, viver a experiência de uma escola britânica e da vida britânica.


O que é preciso para se inscrever

Ter entre 15 e 18 anos, ter nível intermediário de inglês, deve ter atingido ou superado a média das notas escolares nos últimos dois anos, ter boas condições de saúde, estar disposto a fazer novos amigos, adaptar-se a uma nova cultura e a uma rotina.


Escolha de lugar e escola

Existem dois tipos de programas disponíveis:

  • Sem escolha de escola: os coordenadores de colocação experientes irão alocar o aluno em uma escola adequada com base no seu perfil individual.

  • Com escolha de escola: o aluno poderá escolher a sua escola entre uma ampla variedade de escolas parceiras.

Escolha das Disciplinas

Depois de ter preenchido o seu formulário de inscrição e nos fornecer todas as informações necessárias, vamos sugerir as escolas que melhor atendem às suas necessidades e objetivos globais de estudo. É importante lembrar que nem todas as escolas oferecem as mesmas disciplinas. Por isso, realizamos uma seleção inicial de disciplinas para você com base no que você estudou anteriormente, no que precisa estudar e no que está disponível na escola.


O sistema educacional britânico

Os estudantes no Reino Unido iniciam os seus estudos na Escola Júnior/Primária por seis anos, em seguida, ingressam na Escola Secundária por cinco anos.

Os dois últimos anos da escola secundária é chamado de GCSE. A escolaridade obrigatória no Reino Unido é concluída aos 16 anos com os exames do GCSE e os estudantes que decidirem continuar na escola ingressarão na formação complementar, chamada de A-Level que os preparará para entrarem na universidade. Os estudos A-Levels, são mais dois anos de estudos e as provas são realizadas ao final deste período.

À medida que o aluno progride no sistema de ensino do Reino Unido, as disciplinas se tornam mais especializadas. Todas as escolas secundárias do Reino Unido oferecem as provas curriculares nacionais a seguir:

  • GCSE – Certificado Geral de Educação Secundária

  • A-Level - Nível avançado, especializado, pré-requisito e preparatório para a universidade.

  • Um número limitado de escolas oferece o programa IB (bacharelado internacional): um curso de 2 anos para alunos de 16 a 18 anos como alternativa para os cursos de A-Level.

O ano escolar britânico é dividido em termos (ou trimestres aproximadamente), desta forma:

  • 1º termo – setembro a dezembro

  • 2º termo – janeiro até a Páscoa (Spring Break)

  • 3º termo – da Páscoa (Spring Break) até final de junho ou início de julho.

Algumas escolas fazem um calendário especial para alunos brasileiros com duração aproximada de um termo e meio. Então, é possível iniciar o programa em setembro e terminar o programa em fevereiro, por exemplo.


Graduação em uma Escola britânica

Para ser graduado, o aluno deverá ter concluído um curso com duração de dois anos, ou seja, o aluno precisa estudar por dois anos em uma escola secundária britânica, começando os seus estudos no ano 12 e precisa de aprovações nos exames.

Para as leis brasileiras, não há necessidade de uma graduação na escola britânica, apenas cumprir as nossas leis e requisitos para revalidação dos estudos.


Acomodações

O seu ambiente de vida é fundamental para o seu sucesso no Reino Unido e você pode escolher entre residência estudantil ou hospedagem em casa de família:


Casa de família ou Hostfamily

O Reino Unido tem uma longa tradição de receber estudantes de todo o mundo, e, há muitos anos, as famílias britânicas abrem suas casas para estudantes internacionais. Não existe um modelo exato de “a típica família hospedeira britânica.” As famílias britânicas podem viver na cidade, nos subúrbios, em um apartamento, uma casa ou com ou sem filhos. Algumas famílias anfitriãs têm animais de estimação, outras não. As famílias anfitriãs têm muitas formas e tamanhos, mas todas têm uma coisa em comum - elas adoram aprender sobre novas culturas e proporcionar aos estudantes internacionais uma experiência familiar inesquecível no Reino Unido!

Os alunos serão colocados em famílias que falam inglês como língua principal, com apenas 1 ou 2 outros alunos estrangeiros em cada casa. Se houver 2 estudantes internacionais na casa, eles serão de nacionalidades diferentes - para garantir que os alunos falem em inglês o tempo todo.

Como membros de uma família anfitriã, os estudantes internacionais experimentarão a vida no Reino Unido em primeira mão. Além de fornecer uma casa confortável e limpa, a sua família hospedeira deve proporcionar um ambiente familiar acolhedor e carinhoso – eles devem recebê-lo como um membro a mais da família – com os direitos e obrigações de qualquer membro da família.

A família anfitriã irá apresentá-los à cultura britânica e ajudá-los a se sentirem confortáveis ​​em seu novo país. Eles terão a oportunidade única de realmente melhorar seu inglês, vivenciar a vida cotidiana ao lado de britânicos e, certamente, não menos importante, criar laços com uma família atenciosa com a qual provavelmente manterão contato pelo resto de suas vidas!

Para chegar à escola, os alunos podem caminhar, andar de bicicleta, pegar um ônibus escolar, usar o transporte público ou a família anfitriã pode dar-lhes uma carona.

Em casa, os alunos podem ter seu próprio quarto ou dividir com outro aluno internacional. Cada aluno tem sua própria cama, área de estudo, guarda-roupa e espaço. Os estudantes internacionais dividem o resto da casa com sua família anfitriã e eles irão compartilhar os horários das refeições, momentos sociais, passeios e feriados juntos durante sua estadia.

As famílias anfitriãs estão lá para apoiar os alunos e ajudá-los a se estabelecerem em sua vida no Reino Unido, ajudando-os a praticar seu inglês, fazendo-os se sentirem bem-vindos, compartilhando a culinária e a cultura local, respondendo a quaisquer perguntas que possam ter e apoiando-os quando precisam de ajuda ou não estão bem.


Boarding School

Para os alunos que preferem ser parte de uma comunidade residencial, há uma variedade de acomodações disponíveis em internatos.

Viver nos dormitórios lhe oferece a oportunidade de compartilhar a sua vida diária com um grande grupo de alunos. O importante é lembrar que este é um ambiente fechado, em que a sua vida diária é regulada por um calendário e muitos dos benefícios da vida em família não estarão disponíveis – como a privacidade. Os estudantes em alojamento de boarding school privados têm a opção de ficar com uma família hospedeira durante os períodos de férias escolares (Períodos de férias e fins de semana prolongados. Para ser bem-sucedido em uma boarding school, o estudante deve ser capaz de se integrar aos grupos de estudantes existentes com facilidade, fazer amigos e se integrar a atividades em grupo e de esportes facilmente.

Viver em um internato particular no Reino Unido é uma experiência única na vida para estudantes internacionais. Assim que chegarem, eles podem se estabelecer no lugar onde irão morar, estudar e brincar durante sua estada no Reino Unido.

Os alunos internacionais vivem entre alunos britânicos e outros alunos estrangeiros do ensino médio em internatos privados no Reino Unido. Os adultos supervisores também vivem nas pensões, proporcionando orientação e apoio constantes. Ir para um colégio interno é uma oportunidade incrível de se relacionar imediatamente com novos amigos e se sentir parte de uma comunidade especial. Há um ótimo ambiente familiar nas residências estudantis com espaços comuns para os alunos conversarem, relaxarem, estudarem, assistirem a filmes ou jogarem. Graças à sua proximidade com as instalações da escola, eles também têm a chance de se envolver em uma ampla gama de atividades extracurriculares.

Os dormitórios sempre têm instalações separadas para meninos e meninas. As refeições são servidas na sala de refeições. Todos os dias há um cardápio variado de opções saudáveis ​​e saborosas, e tudo está incluso em nossos programas de internato privado.


Agora que você já conhece mais sobra o programa de High School no Reino Unido, entre em contato com a equipe de atendimento FYI Intercâmbios e agende um horário para embarcar nessa experiência que vai mudar a sua vida!

417 visualizações0 comentário
bottom of page