Sobre o High School
Andar pelos corredores cheios de armários, fazer parte de um time, torcer durante os campeonatos, escolher as matérias que quer estudar, levar o almoço embalado em saco de papel e toda essa rotina de vida escolar americana - muito abordada em filmes e séries - faz parte do nosso imaginário e por vezes, nos perguntamos: como seria estudar em uma típica escola dos Estados Unidos?
Felizmente, o sonho americano que muitos no Brasil tem a vontade de viver é uma realidade que pode ser vivenciada através do programa de High School nos Estados Unidos, um dos maiores e mais tradicionais programas de intercâmbio do mundo. Ele proporciona ao estudante diversas vantagens que, resumidamente, abrangem a:
Características gerais
Faixa etária: 14 a 18 anos e 5 meses no dia do embarque
Acomodação: casa de família (homestay) ou boarding school
Período: um semestre a um ano letivos
Escolaridade: cursando o ensino médio
Nível no idioma: recomendado nível intermediário
Benefícios
Fluência no idioma
Conviver diariamente com uma família americana, estudar as matérias lecionadas em inglês e fazer amigos de outros países exige que o aluno se desconecte de sua língua materna a maior parte do seu dia. Estudos comprovam que o aprendizado adquirido em um mês de intercâmbio equivale a um ano de estudo do idioma no Brasil.
Independência
Ao participar desse tipo de programa o intercambista tem a oportunidade de desenvolver essa característica imprescindível para a vida em geral. O modelo de ensino norte-americano incentiva os estudantes a tomarem suas próprias decisões. Durante o programa, o intercambista se torna responsável por sua rotina escolar e também por pequenas tarefas domésticas que, talvez, não fizesse com tanta frequência em sua terra natal, como arrumar o quarto e lavar a louça, dentre outras.
Novas culturas
O programa de High School J1 é sobretudo um intercâmbio cultural. O estudante passa a conviver com alunos de outros países, com hábitos e costumes completamente diferentes dos seus, o que possibilita o desenvolvimento da paciência, empatia, compreensão e tolerância, ampliando assim a sua visão de mundo.
Programa J-1 e F-1
J-1
O programa J-1 é promovido e regulado pelo Departamento de Estado dos EUA, cujas vagas são distribuídas e limitadas entre as agências autorizadas pelo órgão a operacionalizar o programa. Dentre as regulamentações, há algumas regras adicionais importantes a serem seguidas pelos potenciais candidatos a este programa, dentre elas: não pode ter repetido o ano escolar a partir da sétima série, deve ter um rendimento acima de 70% no teste de inglês aplicado pela agência. O programa J-1 não permite a escolha da escola, sendo as elegíveis para o programa as escolas públicas dos Estados Unidos,
F-1
O programa F-1 é o programa "comercial" de High School nos Estados Unidos, o qual é promovido por escolas públicas, privadas e boardings. Esse programa se assemelha aos programas de intercâmbio mais atuais, em que o estudante escolhe um distrito escolar ou, se for particular, a própria escola de interesse e, então, uma hostfamily remunerada hospeda o estudante. Dentre as principais vantagens do programa F-1, pode-se citar a possibilidade de escolher uma escola ou cidade de interesse e a opção de escolas no estilo Boarding School (acomodação na escola).
Esporte nos EUA
Ao chegar para o programa de intercâmbio, o estudante deve procurar o técnico e pedir para fazer parte do time, se assim desejar. Isso é importante, pois não é permitido que intercambistas sejam recrutados para reforçar os times, norma que existe para garantir a hegemonia, a competitividade e a sobrevivência do esporte em todas as escolas. Inclusive, há a assinatura de um termo que deixa essa condição bem especificada.
Após avaliação, o técnico irá definir a categoria em que o estudante atuará:
-
Varsity: time que disputa os campeonatos
-
Pré-Varsity: time que está sendo preparado para substituir os atuais Varsity
-
Freshman: time que está aprendendo a jogar
Nos Estados Unidos, os esportes acontecem por temporada e mudam a cada trimestre, por diversos fatores: mudanças climáticas e para que haja uma rotatividade no uso de quadras, campos e piscinas, entre outros.
Vale lembrar que nem toda escola permite que intercambistas façam parte do Varsity. Cada estado tem suas próprias regras à respeito disso.
Aqueles que optam por fazer um ano letivo de High School têm a possibilidade de escolher duas modalidades entre as que mais se adequam ao seu perfil.
Revalidação dos estudos
A Lei (LDB) não cita matérias, mas fala em matérias de núcleo comum e no passar dos anos, surgiram alguns pareceres sobre estudos no exterior, definindo o que seriam as matérias de núcleo comum: um mínimo de 5 matérias distribuídas da seguinte forma:
-
uma na área de comunicação e expressão; por exemplo: Inglês, Alemão, Francês, Literatura, Redação, Gramática, etc.
-
uma na área de Estudos Sociais; por exemplo.: História, Geografia, Leis, Economia, Governo, Estudos Sociais, Política, etc.;
-
uma na área de Ciências Exatas; por exemplo: Álgebra, Cálculos, Matemática, Fundamentos da Matemática, etc.
-
uma na área de Ciências; por exemplo: Biologia, Física, Química, Biologia Marinha, Ciências, Saúde etc.
-
uma na área de prática educativa; por exemplo: Educação Física, Esportes, Dança, Musculação, Aeróbica, etc.
A FYI presta assistência ao estudante no momento de selecionar as matérias na escola estrangeira e indica as melhores opções para a grade horária do aluno se enquadrar nos cinco núcleos de aprendizado.
Saiba mais sobre a revalidação dos estudos feito no exterior nesse post.