top of page

High School na Austrália



Os australianos

Os australianos são pessoas abertas, amigáveis e francas. Seu estilo de vida é descontraído e eles gostam de conversar com os novos visitantes sobre seu país. Não importa qual parte do país você esteja visitando, os australianos garantem uma recepção amigável. A Austrália é um país multicultural e esse fato se tornou um elemento importante no desenvolvimento da nação.


A Austrália

O país é uma monarquia federal. O feriado nacional, chamado de Dia da Austrália é dia 26 de janeiro para lembrar quando os primeiros britânicos chegaram à New South Wales em 1788.

É dividido em seis diferentes estados/províncias: Northern Territory, New South Wales, Queensland, South Australia, Western Australia, Canberra, Victoria e Tasmânia.

Todos os estados/províncias têm sua própria capital e são totalmente diferentes quanto a estilo e população. Sydney, que tem um dos portos mais bonitos do mundo, é a maior cidade da Austrália. Grandes atrações nessa cidade são a famosa Opera House e a Sydney Harbour Bridge. Outras cidades australianas também tem muitas coisas interessantes para se ver e vivenciar.



Regiões da Austrália:

QUEENSLAND

O estado ensolarado. As principais cidades desse estado são:

Brisbane – com vida urbana agitada e vocação para turismo ecológico e de aventura.

Cairns – a cidade é plana e possui excelentes opções de compras e diversão.

Sunshine Coast – com vasto litoral, oferece opções de prática de esportes como surfe e mergulho. Opções de passeio nas dunas e nos parques nacionais, além de cinemas, teatros e compras.

Gold Cost - quase 300 dias de sol por ano para quem gosta de praia e surfe.


SOUTH AUSTRALIA

Terra do vinho e da gastronomia.

A charmosa cidade de Adelaide oferece muitas opções de arte e cultura, importantes festivais de música e arte.

É fácil de se localizar e de se locomover na cidade e os estudantes apreciam a segurança e as opções de entretenimento da cidade.


VICTORIA

Passado e futuro num único lugar.

Melbourne é capital do estado de Victoria e é internacionalmente conhecida por causa dos eventos esportivos.

Excelentes opções de prática de esportes com destaque para esqui, surfe e mergulho.

O estado de Victória reúne as melhores escolas da Austrália com relação à parte acadêmica.


NEW SOUTH WALES

Futurismo copiado no mundo inteiro.

Nessa região, fica Sydney, a cidade mais conhecida da Austrália.

A modernidade de Sydney impressiona. Uma cidade grande com praias maravilhosas e de fácil acesso, altas ondas, vida noturna de primeira, baladas e eventos culturais sem os problemas de uma grande cidade. É uma cidade vibrante.


NORTHERN TERRYTORY

Garantia de atrações excepcionais.

A marca registrada desse estado é o Outback (deserto de terra vermelha) onde o maior monólito do mundo, o Uluru, encanta os turistas com suas cores que mudam conforme a luz do dia.


WESTERN AUSTRÁLIA

Maior Estado australiano.

Surpreendente por sua vegetação única e paisagens paradisíacas.

A cidade de Perth está localizada na Costa Oeste da Austrália, tem um clima bem parecido com o do Brasil, possui lindas praias, ótimas opções em compras e entretenimento. Perth possui excelente transporte público e é considerada uma excelente cidade para morar.


ACT – AUSTRALIA CAPITAL TERRITORY

Capital aconchegante e cosmopolita.

Canberra é a capital da Austrália. A cidade não fica em um estado da Austrália, mas sim no Austrália Capital Territory, assim como Brasília fica no Distrito Federal.

Está a 3 horas de carro de Sidney, é moderna, linda e com grande população jovem, com muitas alternativas, atividade ao ar livre, um complexo enorme de bosques, praças e parques.

Vida noturna agitada com cafés, bares, restaurantes e teatros. Possui 11 campos de golfe.

Os dias são ensolarados na maior parte do ano.



Hábitos e costumes

A maioria dos australianos devotam seu tempo livre a algum tipo de atividade esportiva. O clima e as lindas praias encorajam os esportes externos durante a maior parte do ano e em muitas partes da Austrália o clima é quente durante todo o ano.

Já que a maioria dos australianos vive na costa, eles têm interesse principal em esportes aquáticos, como velejar, surfar, nadar e esqui aquático. Muitas pessoas competem em alguma dessas modalidades.

Esportes com bola também são populares. Esportes como críquete, rugby australiano, futebol e tênis são alguns dos esportes com bola populares no país.

As montanhas cobrem uma pequena parte do sul da Austrália. Lá, pode-se esquiar ou aproveitar outros esportes de inverno. Milhares de pessoas visitam os locais com neve e o interesse em todos os tipos de esporte de inverno cresce rapidamente entre os australianos.

A maioria das famílias possuem animais de estimação.

Os pais geralmente se envolvem bastante na vida diária de seus filhos e as regras da casa são geralmente bastante rígidas, todos os membros da família devem segui-las, especialmente em se tratando de ajudar nas tarefas e nos horários para voltar para casa. É importante que todos sejam pontuais e esperado que os adolescentes participem na manutenção da limpeza da casa.

Os australianos são conhecidos por sua personalidade extrovertida, por sua generosidade e senso de humor. A atmosfera familiar é geralmente aberta, calorosa, e com bastante senso de humor.

São pessoas ativas que gostam de passar tempo com sua família, praticando algum esporte em grupo, indo à praia ou à piqueniques.


A escola

O ensino médio na Austrália começa na 8a série e termina na 12a. O último ano é encerrado com um certificado final, que é necessário para o estudante ser aceito na universidade. As escolas da Austrália dispõem de um variado número de matérias para escolha do estudante.

O ano escolar consiste de quatro termos com as férias maiores de seis semanas, de dezembro ao final de janeiro. Outras férias escolares são durante a Páscoa, em julho e em setembro. O ano escolar começa no final de janeiro.

Os estudantes usam uniforme na Austrália. Um dia de escola começa geralmente as 9h e termina as 15h. Os estudantes almoçam na escola e a comida é geralmente trazida de casa, mas o almoço também pode ser comprado na escola.



Todo mundo quer Austrália

Austrália tornou-se um destino muito popular entre os estudantes;

O sistema de educação é muito bom, de valor excepcional, alto nível, com atividades co-curricular e extra-curricular como em nenhum outro lugar no mundo;

O governo australiano regulamenta (limita) o número de estudantes que podem entrar no país para freqüentar uma escola secundária e isso tem causado desapontamento para muitos jovens e seus pais;

Na Austrália, preferimos trabalhar com uma agência, visto que as escolas fecham em um determinado horário do dia e preferimos ter suporte após este horário de funcionamento da escola.

Regiões oferecidas: Australian Capital Territory, New South Wales, Northern Territory, Queensland, South Australia; Tasmania; Victoria; Western Australia.


O estudante pode ir para a Austrália para estudar por períodos de :

  • um termo (aproximadamente 3 meses)

  • um semestre (aproximadamente 5 meses)

  • três termos (aproximadamente 9 meses)

  • um ano acadêmico (aproximadamente 11 meses)


Existem 2 tipos de programas na Austrália:

  • Sem escolha de escola – chamado programa regional

  • Com escolha de escola – chamado programa metropolitano.


Programa regional: sem escolha de escola

High school mais acessível porque é sem escolha de escola.

Essa é uma ótima oportunidade para quem quer ir para Austrália mas não faz questão de escolher a escola em que vai estudar.

O aluno pode ser colocado em qualquer cidade da região e, como não são regiões turísticas, o custo é menor e paga-se um valor mais baixo pelo programa.

Se o estudante não se importa sobre onde vai morar na Austrália e acha que a família anfitriã é o centro do seu programa, não importa onde morem, então o programa de intercâmbio sem escolha seria o mais indicado.

Devido às regulamentações governamentais que monitoram o intercâmbio no ensino médio na Austrália, as vagas para este programa são severamente limitadas e os alunos devem se inscrever bem antes da data prevista para início do programa.

Como o estudante será considerado um estudante local, precisará ter um nível de inglês muito bom, pois ESL (English Secondary Language) não é oferecido nas escolas e espera-se que o intercambiário consiga assimilar as aulas como seus colegas australianos.

Não são todos os estados que oferecem o programa: as colocações serão em Victoria, New South Wales ou Queensland e uma grande porcentagem dos alunos é colocada em áreas regionais ou rurais. Esta é a melhor maneira de conhecer a verdadeira Austrália, convivendo com uma família anfitriã generosa e voluntária, participando da vida da comunidade e frequentando a escola local. O nível do ano (série na escola) e a escolha da matéria não podem ser garantidos, mas a grande maioria dos alunos consegue estudar exatamente o que deseja.

Este programa oferece aos alunos uma experiência memorável de educação no litoral ou no campo. Nessas comunidades acolhedoras e amigáveis, os alunos podem se estabelecer e desfrutar de uma educação de renome mundial em um ambiente natural único.


Programa com escolha de escola

O estudante poderá escolher uma independent school no portfólio.

Estas escolas foram escolhidas pela sua localização geográfica, bom nível, atividades curriculares e extra-curriculares e facilidades.

O estudante também poderá escolher numa gama de government schools.

Cada escola tem uma característica, uma especialização.

É preciso determinar qual é o foco do estudante: se ele quer uma escola forte na parte acadêmica, uma escola grande, uma educação tradicional, esportes, atividades ao ar livre, artes, se ele quer uma combinação de tudo isso, se ele está preocupado com a localização, ou se prefere ficar na parte rural, numa cidade regional ou numa praia e aprender mais sobre o estilo de vida dos australianos, se precisa de suporte no inglês, se pretende se graduar e cursar uma universidade na Austrália.

Todos esses tipos de perguntas podem determinar qual escola seria melhor para o estudante.


Independent ou Government Schools

Todas as escolas australianas são registradas pelo governo mas para aceitar estudantes internacionais, tanto as independent schools como as government schools precisam solicitar por um requerimento especial, entrar com um pedido especial e ter um CRICOS code. Isto significa que nem todas as escolas australianas podem matricular, receber inscrição de estudantes estrangeiros. O uniforme é obrigatório na maioria das escolas australianas.


Independent school: 40% dos estudantes australianos frequentam uma Independent school. São também conhecidas como particulares. Estas escolas cobram taxas dos estudantes para complementar/suplementar o montante recebido do governo. Também estas taxas são determinadas pelo departamento de educação. As taxas cobradas dos estudantes internacionais aprovadas pelo governo variam e dependem da afiliação, localização, tamanho, a história da escola, a formação acadêmica. Algumas escolas têm uma religião como base, algumas são sem denominação, e outras são seculares. A maioria das escolas são co-educacional (para meninos e meninas). Escolas maiores tende a ter excelentes facilidades no campus como ginásio de esportes, piscinas, pistas de corrida, campo para jogos e teatro. Algumas escolas têm um campus rural ou com praia (água) para atividades fora e envolvimento com os estudos. Estas escolas aceitam estudantes para anos 7-12 ou 8-12 e algumas tem o jardim da infância. Os estudantes que frequentarem uma escola com foco religioso deverão seguir as regras escolares e participar dessas atividades. Em algumas escolas esta atividade religiosa é somente ir a capela da escola uma vez por semana, em outras escolas o estudante deverá fazer parte das atividades religiosas. Muitas destas escolas possuem mais que um campus para enriquecer as opções do curriculum escolar. Todas as independent schools tem um bonito visual, artes, facilidades, provisiona atividades extra-curriculares como excursões, viagens locais, mais variedades de esportes, etc.


Government School: a maioria dos estudantes australianos freqüentam escolas as quais são totalmente fundadas/subsidiadas pelo governo. Embora os estudantes residentes australianos não pagam as taxas escolares, eles precisam pagar os impostos/taxas de acordo com as matérias escolhidas e o custo varia de matéria para matéria. Estas escolas não estão afiliadas a religião e são na maioria co-educacional, tem seu foco e seu estilo. Dependendo da escola, ela poderá aceitar alunos para series 7-12, 8-12 ou somente 11-12 (senior colleges).Como a maioria dos estudantes australianos freqüentam uma government schools, estas escolas ficam localizadas em cidades regionais, cidades pequenas e nos subúrbios das grandes cidades. Escolas que oferecem apenas anos 11 e 12 normalmente não têm uniforme, tem uma variedade enorme de matérias e mais liberdade na escolha destas matérias. Algumas escolas são orgulhosas de sua tradição acadêmica e outras oferecem especial extensão em programas de esportes como tennis, golf, volleyball... etc.. assim como outras são líderes em educação musical. Nem sempre uma government school sai mais em conta que uma escola particular.


Escolhendo para onde o estudante quer ir

As escolas estão disponíveis por toda a Austrália, não há limitações geográficas.

Desde o norte, de Northern Territory e Queensland até as maiores cidades cosmopolitas como as cidades de Brisbane, Sydnei, Melbourne e Adelaide, bem como da capital mais isolada Perth até a Tasmânia – existem fabulosas escolas esperando pelos estudantes.


Escolhendo o tipo de acomodação

O estudante pode escolher entre Homestay ou boarding schools.

O homestay é mais popular porque dará ao estudante a oportunidade de viver a cultura e o modo de vida dos australianos, de imergir totalmente no modo de vida dos australianos.

Boarding é mais comum entre os estudantes australianos por causa das distâncias no país. A experiência mostra que tem um programa fantástico com seus amigos (boarding house friends). Os estudantes podem usar totalmente as facilidades da escola à noite e nos finais de semana. Atividades são organizadas nos feriados.

Boarding houses não são oferecidos por todas as escolas e o estudante deverá ser flexível com relação a isso.

Nos dois tipos de acomodação está incluso pensão completa.


Coordenação

Independentemente do tipo de escola escolhida, na Austrália, o estudante terá um coordenador na escola (school-based coordinator) para supervisionar o programa tanto na parte social como acadêmica. Também terá o coordenador da agência australiana, que tem inclusive atendimento de emergência a disposição 24 horas por dia e também monitorará o relacionamento do estudante com a família ou escola.


Custo do programa

Os programas regionais têm um custo menor que os programas com escolha.

O Custo de government e independent eschools vai variar dependendo do tipo de escola e localização escolhida.


Quem pode se inscrever

  • Estudantes que tenham entre 14 e 19 anos: estudantes precisam se inscrever enquanto estão frequentando o ensino médio no Brasil;

  • Pessoas adaptáveis, flexíveis e maduras;

  • Estudantes que concordarem em seguir as regras do programa, da família e da escola;

  • Ter nível intermediário de inglês.


Procedimentos para inscrição

  • Passar por entrevista e teste de inglês;

  • Preencher o contrato e pagar os 10%;

  • Preencher um application form;

  • O estudante deverá listar três escolas na sua ordem de preferência (student choice) ou o estudante deverá listar os requerimentos/itens/características que são mais importantes pra ele em ordem de importância oferecemos as opções para o estudante;

  • No momento da entrega do application, o estudante deverá pagar 20% do programa;

  • A agência australiana irá avaliar o application do estudante e, se aceito , uma cópia será enviada para a escola e para o Departamento de Educação;

  • Uma vez aceito pela escola, o estudante recebera o documento OOE- Offer of Enrolment;

  • O estudante deverá completar os papéis específicos e legais da escola para finalizar a inscrição e efetuar o pagamento das taxas (do programa total)

  • Após o pagamento das taxas, o estudante receberá a documentação para providenciar visto , ou seja o COE – Confirmation of Enrolment


OBS: No caso de a escola não aceitar o application – se for Student Choice, comunicaremos o estudante para reavaliar as suas opções e indicar outras escolas. A agência estrangeira continuará com o processo até colocar em uma escola de acordo com os critérios estabelecidos pelo estudante.

460 visualizações0 comentário
bottom of page