• FYI Intercâmbios

Escolas IB

A procura por escolas IB para ensino médio cresceu bastante aqui na FYI, mas você sabe o que significa isso?

Criado na Suíça em 1968, o currículo IB vai desde os primeiros anos de estudo até a conclusão do ensino médio.

Atualmente cerca de 4 mil escolas em 140 países oferecem o programa através de Instituições de ensino que possuem prévia autorização da International Baccalaureate Organization. O processo de acreditação leva cerca de três anos e tem como objetivo garantir que o aluno matriculado em qualquer uma das quase 4 mil escolas tenham o mesmo padrão de ensino, em todos os cantos do mundo.

Composto por 12 anos de estudo, do Primary Years Programme (PYP) ao 2º ano do IB Diploma, é aceito nas melhores universidades do mundo, sem que seja necessário validação prévia. E isso graças ao currículo brilhante e desafiador cuidadosamente estruturado para a formação de cidadãos do mundo, incentivando o pensamento crítico e fortalecendo as relações interculturais.


CURRICULO IB

É formado por quatro diferentes blocos acadêmicos, que abrange estudantes dos 3 aos 18 anos. São eles:

· Primary Years Programme (PYP)

· Middle Years Programme

· IB Diploma Programme

· IB Career-related Programme.


DIPLOMA PROGRAMME

O programa é constituído pelos últimos dois anos do ensino médio e é dividido em seis áreas do conhecimento. Durante esses dois anos, o aluno deve cursar uma matéria de cada um dos seis grupos:

· Grupo 1: Língua A

· Grupo 2: Língua Estrangeira

· Grupo 3: Indivíduos e Sociedades

· Grupo 4: Ciências Experimentais

· Grupo 5: Matemática

· Grupo 6: Artes ou uma matéria adicional

Além das três atividades adicionais:

· TOK, abordar diferentes formas de aquisição do conhecimento e diferentes formas de aplicar os novos conhecimentos.

· CAS, tem como foco o envolvimento do estudante em serviços comunitários, atividades artísticas ou prática esportiva.

· Extended Essay), constitui uma pesquisa de temas pré-determinados pela organização IB, realizada pelo estudante de maneira independente e apresentada em forma de um ensaio, contento até 4 mil palavras.


FORMA DE AVALIAÇÃO

Com exceção da atividade CAS, as demais matérias são avaliadas pelos professores da instituição e através de exames oficiais da organização IB, mundialmente.

Atribuindo ao aluno nota que vai de 1 a 7 e outros 3 pontos extras possíveis através do Extended Essay e do desempenho na atividade TOK, sendo 45 a pontuação máxima possível e 24 a nota mínima.


Equivalência:

· 7: A*

· 6: A

· 5: B

· 4: C

· 3: D

· 2: E

· 1: F

Para ingresso em Universidades, o estudante terá, além de outros itens, seus resultados dos exames IB analisados pela instituição universitária.

É possível alinhar com a organização IB para que assim que estejam disponíveis, os resultados do aluno sejam enviados diretamente às universidades escolhidas.


FYI oferece muitas opções de escolas IB em vários países e uma delas é a escola perfeita para você! Entre em contato com time de consultores especializados e agende seu atendimento.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo