top of page

Distrito Escolar de New Brunswick: lar do tradicional High School em Francês no Canadá!


O distrito de New Brunswick se destaca como a única província bilíngue do Canadá, em alguns locais, até 99% da comunidade fala tanto inglês quanto francês.

As escolas proporcionam uma oportunidade única para os intercambistas aprenderem francês em um ambiente bilíngue, onde o ensino principal é em francês, com cursos de inglês como segunda língua. Isso permite uma imersão completa na cultura acadiana, enriquecendo ainda mais a experiência cultural. Dos 17 colégios que compõem o distrito escolar,15 aceitam estudantes internacionais. A cultura local é vibrante, se destaca a música, dança, canto, celebrações culturais e culinária típica.


As escolas possuem os mais diversificados perfis, uma inclusive é reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) pela excelência e importância dos projetos educacionais que realiza. Para te levar nessa viagem incrível por esse tradicional Distrito Escolar separamos 5 colégios para você conhecer nesse post:

1- Cité des Jeunes A.-M. -Sormany:


A Cité des Jeunes A.-M.-Sormany (CDJ) é a maior escola secundária do noroeste de New Brunswick, onde quase toda a população fala francês. Localizada em Edmundston, uma cidade com mais de 20.000 habitantes, a escola fica às margens do rio que separa o estado do Maine e a província de Quebec. A região é conhecida pela indústria madeireira e oferece ótimas opções para quem gosta de esportes de inverno, como esqui e snowboard na famosa colina Mont Farlagne, além do verão ter um cenário espetacular para fazer trilhas. A cidade é bem agitada e possuí diversos eventos para aqueles que amam atividades culturais, como um Festival Anual de Jazz e Blues, concertos e muitas apresentações de teatro, danças, e músicas de todos os gêneros. Além das atividades escolares a própria comunidade oferece patinação artística competitiva.

2- École Clément-Cormier


Clément-Cormier, a primeira escola secundária reconhecida pela UNESCO como uma escola comunitária empreendedora, está localizada em Bouctouche, uma cidade pequena de 2.500 habitantes localizada no norte da costa do Litoral Acadiano, a cerca de 30 minutos de Moncton. É o lar da renomada autora acadiana Antonine Maillet, cujos personagens ganham vida em Le Pays de la Sagouine, uma reprodução de uma aldeia acadiana onde a música, o folclore e a cultura são celebrados. O J.K. Irving Multicultural Center hospeda eventos esportivos, conferências e apresentações, enquanto a Duna de Bouctouche oferece um centro interpretativo, trilhas para caminhada e um calçadão para os amantes da natureza admirarem e protegerem este ecossistema sensível. 3- École L’Odyssée:

L’Odyssée é uma escola secundária localizada em Moncton, um centro urbano multicultural em crescimento acelerado, que é o único município oficialmente bilíngue do Canadá. É um distrito com cerca de 150.000 habitantes que possui um sistema de transporte público compartilhado com Dieppe e Riverview. A região é um destino turístico popular, com uma variedade de eventos culturais, incluindo concertos de música pop, rock, clássica e balé, bem como festivais esportivos e literários. Além disso, possui extensas trilhas para ciclismo e caminhadas, com rotas compartilhadas bem sinalizadas. Na Baía de Funy você verá as marés surpreendentes, são conhecidas como as mais altas do mundo trazendo um espetáculo do Tidal Bore, uma onda impressionante que corre contra a corrente do Rio Petitcodiac duas vezes ao dia. 4- École Sainte-Anne


Se você gosta de artes e cultura esse colégio de francês pode uma ótima opção para você. Fredericton é um destino turístico muito conhecido, que oferece uma diversas atividades culturais, incluindo teatro, música, galerias de arte e museus. Além disso, possui mais de 85 km de trilhas para caminhada, ciclismo, esqui e cross-country, todas conectadas ao centro da cidade. As pistas de esqui alpino da Montanha Crabbe ficam a apenas 40 minutos de distância, além do cenário incrível do belo rio Saint-John. A escola integra o centro comunitário que proporciona acesso à biblioteca pública com mais de 40 mil documentos em francês. O L'acAdo, Centro Juvenil, existem diversas atividades que promovem o desenvolvimento social, bem-estar físico e orgulho pela cultura acadiana. O centro também inclui um café, uma rádio comunitária, um centro médico e uma impressionante programação cultural, com artistas francófonos de renome nacional, provincial e regional, além de exibições de filmes no auditório.

É ou não encantador?!

26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page