• FYI Intercâmbios

Café da manhã pelo mundo

Atualizado: 5 de Out de 2020

Nada como começar o dia tomando um belo café da manhã bem sossegado! Tenho a impressão de que quando saboreamos um café da manhã, parece que tudo está sob controle em nossas vidas, não é mesmo? E pensando nisso, reunimos abaixo alguns cafés da manhã típicos pelo mundo e tem para todos os gostos:

Café da manhã argentino

O café da manhã argentino é uma aula de história à parte, pois está recheado de influências espanholas, devido a colonização, e da Itália por conta da onda de imigração no final do século XIX. O desayuno (café da manhã) inclui café com leite e duas ou três medialunas, croissant doce e muito macio. Outra opção bem típica é o café com leite e torradas com queijo cremoso e marmelada. Uma opção muito saborosa, mas e você, ficou com vontade de provar o café da manhã dos nossos “hermanos”?


Café da manhã alemão

No típico café alemão é sempre servido pão fresco, que pode ser acompanhado só por manteiga ou também com geleia. Os cereais também estão presentes na mesa. Um exemplo é o müsli, uma a mistura de vários cereais, que geralmente contém trigo, aveia e frutas secas. E, é claro, não podemos esquecer dos salgados! Esta refeição alemã também dispõe de queijos locais, torradas e ovos cozidos. A bebida? É claro que não poderia faltar um café bem forte para esta deliciosa refeição.


Café da manhã britânico

Talvez você ache meio estranho, mas esse é o café da manhã dos britânicos.

Também conhecido como ''breakfast'', o café da manhã deles é bem diferente do nosso tradicional pão na chapa, frutas e um café com leite.

O "Full English Breakfast" é bem reforçado, um típico café da manhã britânico tem ovos, bacon, salsichas, pão frito, cogumelos e até mesmo feijão. (A composição pode variar de um lugar para outro no Reino Unido).


Café da manhã canadense

O principal hábito de café da manhã dos Canadenses é passar em uma cafeteria e pegar um grande copo de café com algum bagel ou donut para ir comendo e bebendo no caminho para o trabalho ou para escola. Porém, nos finais de semana, o café da manhã no Canadá é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Tem waffle, ovos, bacon, linguiça, hash brown (batata ralada e frita com pouca gordura), maple syrup, suco, panquecas e até mesmo o famoso cereal com leite.


Café da manhã belga

Pão, pão, e muito pão. Os belgas amam pães de todos os tipos. Seja em supermercado, padaria (bakkerij) ou feiras. Você sempre os encontra, mas nosso tão querido e conhecido pão francês, sem chance. Aqui os preferidos são os fatiados, como pão de forma (chamados de boterham), brancos ou integrais, com passas ou grãos de todos os tipos. Você os compra já fatiados ou mesmo grandes, de 400 ou 800 g, e então os atendentes os passam em uma máquina para fatiar. Os belgas preferem comprar o pão fresco da manhã, mas caso isso não seja possível, existem máquinas nas ruas onde se pode comprar pão como se compram os refrigerantes em máquinas de lojas de conveniência. Você coloca as moedas e retira o pão escolhido! Também muito querido é o pão conhecido como pistolet. São pães arredondados, geralmente crocantes, também feitos com todos os tipos de farinha, semelhantes aos pães de hambúrguer. Além dos pães, no café da manhã de um belga você geralmente encontra pasta de amendoim, algum creme de chocolate, geleia, queijo, presunto, speculoos (creme de cor marrom claro e gosto de caramelo com canela, que também pode ser encontrado como biscoito), iogurte, leite, café e cereais para as crianças. Como no café norte-americano, também gostam de ovos mexidos

Café da manhã espanhol

O café da manhã da Espanha é bem variado, podendo ser servido fatias de pão fresco cobertas com molho espesso de tomate bem temperado com alho e azeite, acompanhado de suco de laranja e café. As magdalenas espanholas também podem ser servidas, esses bolinhos podem ser consumidos em vários sabores como baunilha, laranja e chocolate. Além disso, os churros também podem aparecer na refeição, mas sem recheios, apenas salpicados com açúcar e canela.


Café da manhã irlandês

O café da manhã tradicional na Irlanda costuma ser a composto por duas fatias de bacon, duas salsichas de porco, morcela preta e branca, tomate grelhado, cogumelo, ovo e três fatias de pão. Para beber, as opções mais comuns são chá ou café. Em alguns lugares em específico o feijão com molho de tomate também compõe o prato.

Além disso, o próprio café irlandês (Irish coffee) não é nem um pouco convencional. O Irish Coffee clássico é feito de café, whiskey irlandês e açúcar com creme batido.

Já que esse super café da manhã leva um tempo considerável pra ser preparado, os irlandeses não o comem todos os dias, deixando geralmente para comer aos finais de semana. Durante a semana eles se alimentam pelas manhãs de Porridge. Este é um prato feito de aveia ou outro tipo de cereal cozido na água, leite ou numa mistura dos dois. Frutas também podem ser acrescentadas ao mingau.


Café da manhã americano

Ovos, muito bacon, panquecas fofinhas com syrup e grandes copos de café com creamer.

Os americanos sabem mesmo como preparar um café da manhã caprichado!

São tantas opções e todas de dar água na boca. E você, trocaria o tradicional café da manhã brasileiro por uma dessas opções gringas?

17 visualizações0 comentário

Endereço

Rua Ingaí, 156 - Cj. 1402 | Vila Prudente, São Paulo - SP

Horário de Atendimento

De segunda à sexta das 09:00 às 19:00

Aos sábados das 10:00 às 13:00

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube
Receba novidades
em primeira mão