top of page

Valentine´s Day: Conheça a origem desta data no exterior



 O dia 14 de fevereiro é conhecido no mundo todo como "o dia mais romântico do mundo", Chamado "Valentine's Day" (ou Dia de São Valentim).


Existem algumas histórias relacionadas ao dia de São Valentim, uma das histórias diz que Valentim foi um sacerdote que serviu durante o século III em Roma. Quando o imperador Cláudio II decidiu que homens solteiros eram melhores soldados do que aqueles com esposas e famílias, ele proibiu o casamento para os jovens. Valentine, percebendo a injustiça do decreto, desafiou Claudius e continuou a realizar casamentos para jovens amantes em segredo. 


Outra história diz que a data surgiu porque muitos casais apaixonados eram impedidos por suas famílias de casarem-se, um padre de nome Valentino passou a realizar matrimônios às escondidas, quando os casais fugiam, para que não ficassem sem receber as bênçãos de Deus.


Há ainda uma lenda relaciona a data escolhida 14/fevereiro como um esforço de “cristianizar” a festa pagã de Lupercalia, comemorada em 15/02 na França e na Inglaterra. Conhecido como o festival da fertilidade dedicado a Fauno, o deus romano da agricultura, bem como aos fundadores romanos Rômulo e Remo.  Algumas outras relacionam a data ao nascimento ou morte de São Valentim.


Existem ainda muitas outras histórias, mas todas enfatizam o romantismo e o amor. 


Com isso, o dia 14 de fevereiro passou a ser considerado o dia de São Valentin (Valentine’s Day, sendo comemorado nos Estados Unidos e em alguns outros países do mundo.

Nos Estados Unidos, a comemoração da data é mais abrangente e as vezes, os estudantes de intercâmbio não entendem muito bem o que está acontecendo.Na verdade, neste dia, você não necessariamente presenteia ou cumprimenta apenas o seu namorado(a), mas usualmente você pode presentear e comemorar com alguém que goste.Então, é comum neste dia os pais presentearem os filhos, os alunos presentearem professores, os filhos presentearem suas mães ou a irmã, os amigos trocarem presentes e etc.


No nosso manual do intercâmbio deixamos um conselho sobre essa data para os intercambistas que diz: “For Valentines Day, give the host family something that says the top ten reasons you love being a part of their Family. (No Dia dos Namorados, dê à família anfitriã algo que diga os dez principais motivos pelos quais você adora fazer parte desta família)”.

Valentines’ day é um dia de comemorar com quem você gosta de estar perto. E como dizia o escritor alemão Johann Wolfgang  Goethe: “É certo, afinal de contas, que neste mundo nada nos torna necessários a não ser o amor.”


Então, Happy Valentine´s Day!


Nota:

Muito se compara com o Dia dos Namorados no Brasil, mas aqui o enfoque é bem diferente.

Desde 1948, o país celebra essa data romântica em 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio, santo casamenteiro, mas o motivo para isso tem pouco a ver com o significado religioso; foi uma data estrategicamente escolhida por motivo exclusivamente comercial, pois junho era um mês de desaquecimento das vendas.



13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page