• marketing44312

Quanto tempo demora para aprender um idioma ao fazer intercâmbio?



Depende. Depende a que se destina, do quanto você já sabe, do nível de exigência e de quantas horas por dia estará exposto ao idioma.

A melhor maneira de aprender um novo idioma é ficar exposto a este idioma, mas por quanto tempo?

Bom novamente a resposta é depende, mas vamos começar do começo... quanto tempo você demorou para aprender a língua portuguesa? Você sabe todas as palavras do dicionário? Então... e quanto tempo de exposição você tem na sua língua nativa. Para não se frustrar é preciso ter expectativas realistas.

Vamos falar do idioma inglês, por exemplo, você pode ter diversas razões para querer aprender ou melhorar seu desempenho neste idioma:

  • Conquistar aquela sonhada promoção no trabalho;

  • Participar com tranquilidade de reuniões de trabalho e se sentir seguro de que entendeu a mensagem que foi passada;

  • Conseguir expor suas ideias e falar com naturalidade, sem parecer uma criança aprendendo a falar;

  • Escrever textos profissionais muito bem feitos;

  • Participar de cursos de especialização em outro idioma;

  • Se relacionar com pessoas do mundo todo;


E vamos considerar aqui o intercâmbio de curso de inglês para adultos pelo período de um mês. Boa parte dos adultos procura por este tipo de programa por vários motivos:

  • Porque o candidato trabalha e precisa ser no mês de férias do trabalho;

  • Ou tem que ser no mês de férias na faculdade/universidade;

  • Porque é o que conseguiu juntar de dinheiro é o que dá pra pagar;

  • Ou porque é o que dá “coragem” de fazer;

  • Ou vai parecer umas férias e não dá tempo de sentir saudade de casa...

  • Porque é o primeiro intercâmbio e é para servir de “aperitivo” para os próximos;


Mas, o que significa ir para um intercâmbio de um mês? Vamos fazer umas continhas: quando estudamos aqui no Brasil, considerando apenas o tempo em sala de aula, temos aulas 2 vezes por semana, (2h semanais de estudo). No geral, temos entre 36 e 40 semanas de estudo no ano, logo, na melhor das hipóteses são 2 aulas por semana x 40 semanas e você tem 80 aulas por ano.

Quando você decide fazer o intercâmbio de um mês, você fará um curso de inglês numa escola internacional de 20 aulas/semana, durante 4 semanas, somando 80 aulas em um mês.

Soma-se a isso, a vivência, a experiência e sobre isso não temos nem como fazer a conta, tamanha a vantagem que acrescenta.


O que eu fiz aqui foi transformar uma ciência humana que é aprender um idioma em números mais exatos para concluirmos um raciocínio.

A absorção varia de pessoa para pessoa, principalmente por conta de comportamento (contato com nativos) redes sociais, celular etc. Mas, quando digo que intercâmbio de um mês é muito válido, me refiro a avançar o mesmo conteúdo normalmente obtido em 1 ano no seu nível de inglês, ter uma experiência internacional, conhecer novas culturas, fazer novos amigos e esses ganhos vão muito além de melhorar o idioma.

No retorno ao Brasil, os alunos do intercâmbio de um mês precisam ser reavaliados nos cursos de inglês que frequentavam, pois, normalmente terão avançado um ou dois níveis no seu curso regular.

Quando fazemos um intercâmbio ou temos a oportunidade de morar fora, o salto é quântico, é um acelerador de exposição, ou seja, esse tipo de intercâmbio é um encurtador de tempo e acelerador de carreira

Os cursos de inglês – e vários outros idiomas - estão disponíveis a partir de 2 semanas de duração e para maiores de 16 anos. As escolas no exterior também fornecem certificado por qualquer tempo de estudo no idioma e um certificado é uma materialização de uma etapa concluída.

É bastante gratificante tê-lo em mãos, como resultado de mais uma etapa que foi cumprida com sucesso.


Então, vale a pena? Sim, vale muito a pena.


PS.: Respondendo objetivamente à pergunta do texto, se o aluno parte do zero é necessário - em média - um ano para atingir um nível avançado de conversação, compreensão e escrita. Se deseja cursar universidade seria melhor o inglês acadêmico. Se estiver no meio do caminho e for um inglês intermediário, normalmente um semestre é suficiente.

1 visualização

Endereço

Rua Ingaí, 156 - Cj. 1402 | Vila Prudente, São Paulo - SP

Horário de Atendimento

De segunda à sexta das 09:00 às 19:00

Aos sábados das 10:00 às 13:00

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube
Receba novidades
em primeira mão
logo-white.png