O Canadá é um país que oferece grande variedade de programas de intercâmbios, é possível encontrar opções para todos os estilos de vida: desde as grandes cidades como Toronto e Montreal, até às mais tranquilas como Victoria e Whistler.
Além disso, a escolha dependerá do seu objetivo, tempo disponível e orçamento:
Idiomas
O intercâmbio para estudo de idiomas tem sido uma opção cada vez mais considerada por estudantes e profissionais que desejam dar um upgrade no idioma e viver uma experiência multicultural, e estudar em um país bilíngue é a maneira de tornar o intercâmbio ainda mais proveitoso.
No Canadá você pode escolher entre estudar inglês, francês ou ambos ao mesmo tempo.
Duração: a partir de 2 semanas
Idade mínima: a partir de 16 anos
High School
Conhecido por ser um dos países com a melhor qualidade de ensino do mundo, no Canadá tanto escolas públicas quanto em escolas particulares contam com excelente infraestrutura e desenvolvimento acadêmico. Além disso, todo o sistema educacional oferece combinação de matérias básicas teóricas e matérias vocacionais (como mecânica, artes, teatro, psicologia, marketing, etc.) aplicadas de forma prática por meio de laboratórios específicos.
O ano letivo vai de setembro a junho, sendo que a data exata de início das aulas varia de acordo com cada distrito escolar e/ou escola.
Duração: a partir de 01 semestre letivo
Pré-requisitos obrigatórios: estar regularmente matriculado em uma escola brasileira, ter no mínimo 16 anos no início do semestre letivo canadense e inglês ou francês intermediário.
O aluno brasileiro pode ainda cursar no Canadá:
ELEMENTAR SCHOOL - (para alunos de 6 a 11 anos e idade)
MIDDLE SCHOOL – (para alunos de 12 e 13 anos de idade)
Para estes estudantes nós oferecemos os programas apenas em distritos específicos, é necessário que ao menos um dos pais (ou responsável legal) embarque junto ao estudante e permaneça com ele no país durante toda a duração do programa.
Higher Education (Graduação)
De acordo com o Raking QS, o Canadá tem quatro Universidades entre as 100 melhores do mundo: McGill University, University of Toronto, University of British Columbia e University of Alberta. Em geral, a candidatura para as universidades canadenses é feita de maneira similar à de instituições americanas: com essays, histórico e notas de exames. Há universidades que possuem sua própria plataforma e outras utilizam plataformas unificadas.
Em Montreal, por exemplo, é possível fazer cursos universitários em francês e Inglês, na cidade está a Universidade de Montreal que é a melhor instituição de língua francesa do mundo segundo a publicação britânica Times Higher Education (THE).
Duração: a partir de 01 semestre letivo
Pré-requisitos obrigatórios: ensino médio completo e nível intermediário de inglês ou francês comprovados.
Estudo e Trabalho – College
Para quem busca um tipo de formação mais curta e focada na prática e na solução de problemas relacionados ao dia a dia do mercado de trabalho, essa a melhor opção.
Os colleges são a oportunidade para dar aquele “boom” na carreira e, de quebra, construir relações que vão repercutir pelo resto da sua vida profissional, com duração média de dois anos, estimula o intercambista a “colocar a mão na massa” e conhecer, na prática, as singularidades do mundo corporativo.
As áreas de formação são as mais variadas: comunicação, negócios, esporte, saúde, design... e claro, durante o período do curso o aluno tem o direito a trabalhar até 20h por semana.
Outra vantagem que torna os colleges uma opção muito procurada para jovens adultos e famílias com crianças em idade escolar é a gratuidade do ensino infantil; para país matriculados em colleges públicos e com cursos com duração de no mínimo 2 anos de curso, as crianças recebem o direito de frequentar a escola pública no Canadá.
Duração: a partir de 01 semestre letivo
Pré-requisitos obrigatórios: ensino médio completo e nível intermediário de inglês ou francês comprovados.
E aí, já escolheu o programa no Canadá que mais combina com você e com seus objetivos?
Escreve contando pra gente!
Comments