FYi Intercâmbios

(11) 94458-7878

Cursos

Você está em: Home » Cursos

O objetivo deste programa é aprender um idioma ou o idioma numa área. Além do objetivo principal de aprimorar o domínio da língua, trata-se de um programa de intercâmbio que contribui positivamente para outras tantas necessidades dos estudantes indo desde interesses individuais, o momento de vida e até os objetivos acadêmicos e profissionais.

A forma mais eficaz de atingir fluência em um novo idioma é estudá-lo no país onde ele é falado. Os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a cultura e conviver com o povo local, o que lhes permite praticar o idioma em situações reais do dia a dia. É a combinação perfeita para um aprendizado rápido e duradouro do idioma.

Classificamos os cursos da seguinte forma:

 

Cursos gerais

É a modalidade mais procurada, pois propõe o estudo da língua de forma global e atende estudantes desde o nível mais básico até o avançado.

Os cursos “gerais” são aqueles que propõem a imersão completa no idioma através do ensino das habilidades linguísticas: leitura, escrita, audição, gramática e conversação. Os cursos gerais variam de acordo com a carga horária semanal, podendo ter de 10 a 35 aulas e a duração mínima deve ser de 2 semanas.

O tempo das aulas varia de escola para escola, podendo ter entre 40 a 60 minutos cada aula. Também algumas escolas fazem horários diferenciados de cursos: de manhã, de tarde ou a noite.

Os programas com menor carga horária são ideais para aqueles que desejam estudar o idioma e ainda ter tempo livre para explorar a cidade e as opções de atividades de lazer, culturais etc.

Os programas com maior carga horária garantem um avanço no domínio do idioma em um menor espaço de tempo.

Em ambos os casos, a aprendizagem se dá dentro e fora da sala de aula, pois as atividades sociais e culturais, além das excursões programadas pelas escolas são parte integrante do programa.

 

Cursos preparatórios para exames

Os cursos “preparatórios para exames” são aqueles que preparam o estudante para fazer um exame específico que necessita ou deseja obter para ingressar em um curso universitário de graduação, pós-graduação, profissionalizante, apresentar prova de proficiência no trabalho ou incluir em seu currículo, entre outros.

Os programas são sob medida para a preparação de exames e podem ser combinados com o ensino do idioma ou inteiramente dedicados à preparação para o exame escolhido.

Alguns dos exames mais conhecidos são:

  • TOEFL – Test of English as a Foreigner Language;
  • TOEIC – Test of English for International Communication;

Cambridge

  • GMAT – Graduate Management Admission Test;
  • DELE – Diploma Espanhol de Língua Estrangeira;
  • DELF – Diplôme d’études en langue française, entre outros

 

Combinados

Os cursos “combinados” propõem o ensino do idioma associado a uma atividade ou curso de interesse específico. São indicados para os estudantes que desejam desenvolver a proficiência na língua e ainda desenvolver alguma habilidade específica, seja como hobby ou até para aprofundar o conhecimento de uma área de interesse profissional ou pessoal. São oferecidos em diversos países, de acordo com o idioma desejado e possuem, em geral, curta duração e datas específicas de início.

Opções dos cursos combinados:

  • Idioma + trabalho remunerado: combina o estudo de idioma com a colocação no mercado de trabalho, de forma remunerada.
  • Idioma + estágio: combina o estudo de idioma com a colocação no mercado de trabalho, de forma não remunerada.
  • Idioma + atividade de interesse: combina o idioma desejado e uma atividade de interesse específico. Ex.: dança, esporte, arte, fotografia, entre outros.

 

Outras modalidades

Outras modalidades de cursos apresentam foco de interesse específico, como:

  • Cursos para adultos com mais de 40 anos.
  • Cursos para professores de línguas.
  • Idioma com foco em terminologia linguística específica da profissão. Ex.: Idioma + Direito, Idioma
  • Mais Business, Idioma + Medicina, entre outros.

Existe uma gama muito grande de cursos nesta opção que atendem a interesses bastante específicos.

 

Há cursos e cursos, mas como escolher o melhor?

O melhor é o que é melhor para você. Então depende do seu objetivo e da sua necessidade.

  • escolha o idioma que quer aprender ou aperfeiçoar;
  • também é importante saber se tem algum nível de conhecimento no idioma ou se precisará começar num nível iniciante.
  • escolha o destino que mais lhe atrai para este idioma;
  • cheque se você precisará de visto para entrar naquele país e se você atende aos requisitos para conseguir um visto para o país de destino;
  • decida quando pode embarcar;
  • quanto tempo tem disponível para o curso;

Existe uma gama imensa de escolas com preços e promoções diferenciados durante o ano todo. E podemos ajuda-lo a encontrar o que é melhor para você.

 

Acomodação oferecida

A acomodação é um aspecto fundamental para que a experiência de intercâmbio seja acertada, pois este será o lar temporário do estudante durante todo o curso. Elemento complementar ao programa de intercâmbio, o tipo de acomodação escolhida tem contribuição na experiência, já que em alguns tipos de acomodação há a oportunidade de conviver com nativos ou com estudantes de outras nacionalidades, porém em ambos os casos a vivência e imersão na cultura estão presentes e os vínculos de amizade estabelecidos são para a vida toda.

 

Tipos de acomodação oferecidos:

  • Hostel – Opção ideal para os estudantes que buscam independência e economia. Os albergues abrigam alunos do mundo inteiro de forma segura e, geralmente, estão localizados em regiões centrais das cidades, com fácil acesso ao transporte público e às principais atrações.
  • Casa de família: Opção ideal para aqueles que desejam ter contato íntimo com a cultura do país escolhido e praticar o idioma em ambiente autêntico. As casas de família podem ficar até 60 minutos da escola, variando de acordo com a localidade escolhida. Os quartos são individuais ou duplos e o estudante pode escolher entre realizar todas as refeições na casa, somente algumas ou nenhuma delas. Várias famílias permitem que o estudante utilize a cozinha para preparar sua própria comida.
  • Residência estudantil: Opção ideal para os estudantes que desejam conviver com alunos de outras nacionalidades. As residências estudantis garantem flexibilidade com relação aos horários de chegada e saída e os quartos e banheiros, na maioria dos países, são compartilhados, porém existem opções de acomodação de quarto e banheiro privativo.
  • Residência estudantil em Campus Universitário: Opção ideal para os alunos que desejam viver dentro de um Campus Universitário e ter a experiência de vivenciar o ambiente universitário, de interagir com universitários locais e usufruir de toda a infraestrutura do campus que inclui instalações esportivas, refeitório, salas de computador, bibliotecas, entre outras coisas. Os quartos e banheiros, na maioria dos países, são compartilhados.
  • Apartamentos/Flat/Studio: Opção ideal para os estudantes que desejam morar com mais independência. Os apartamentos, flats ou studios estão localizados, geralmente, nas regiões centrais e são inteiramente equipados com móveis, cozinha, eletrodomésticos etc. Existe a alternativa de acomodação individual, dupla ou tripla.
  • Hotel: Representam uma opção perfeita para quem deseja conciliar localização, privacidade, independência e conforto.

 

Atividades durante o curso:

Algumas escolas oferecem uma programação completa de atividades para os estudantes durante seu tempo livre.

Estão incluídas desde atividades sociais, como churrascos, festas, jantares e torneios esportivos que visam à integração dos estudantes estrangeiros, até programas de visitas a locais de destaque na cidade, como museus, parques, pontos históricos e competições esportivas profissionais.

Esta é outra maneira tão importante e bastante eficiente para o aprendizado da língua e fixação do idioma após as aulas, durante o tempo livre dos estudantes, quando estes têm a oportunidade de conhecer de perto as pessoas, os lugares, os hábitos e costumes. Praticar o idioma em situações autênticas no dia a dia, contribui para o desenvolvimento da fluência e para um avanço mais rápido e duradouro da língua. Significa também se comunicar dentro do contexto cultural da região, utilizando expressões, gírias e conhecendo de perto questões sociais, culturais e políticas.

 

 

Últimas do Blog

Acesse o Blog

4 dicas para tirar fotos mais originais em suas viagens.

As fotos são sempre as melhores recordações de viagens e momentos vividos. Para que esses momentos...

Leia o post completo

Malta é um dos melhores destinos para intercâmbio

Conhecido por ser um pequeno arquipélago que chama atenção por sua beleza, praias e programação cultural,...

Leia o post completo

Regras de bagagem: entenda o que mudou.

As companhias aéreas agora estão autorizadas a efetuar a cobrança de bagagem despachada, além disso, não...

Leia o post completo